10 de ago. de 2012

Que vantagem Pistorius leva?



Sim, essas Olimpíadas estão cheias de histórias interessantes, de herois e dramas, como sempre. Porém, talvez o mais fascinante acontecimento tenha sido a presença do sul-africano Oscar Pistorius nas competições de atletismo. É uma imagem impressionante e emocionante ver suas pernas protéticas em correndo, paradas ou andando. Mais impressionante é que ele seja considerado um igual, alguém que merece estar ao lado de homens com seus corpos "normais".

Houve a ainda há a polêmica sobre se Pistorius leva vantagem sobre os outros competidores com suas próteses. Um dos argumentos contra sua participação diz que o aparato funciona como uma mola e impulsiona o atleta de maneira injusta. Também há os que dizem que não, já que as duas pernas artificiais podem até funcionar como mola, mas já que não têm músculos, são uma desvantagem em relação ao "design" das pernas.

A competição mostrou que Pistorius é competitivo, mas ainda tem muito trabalho pela frente. Chegou às semifinais dos 200 metros, mas terminou sua bateria em último. Essa reportagem da NBC ajuda a entender e esclarecer a questão:


Recomendo também a excelente reportagem que a piauí publicou na edição de agosto, feita por Michael Sokolove.

Nenhum comentário: