21 de ago. de 2012

Hoje é dia de Strummer


Não vou nem dizer quantos anos Joe Strummer (1952 - 2002) "completaria" hoje porque acho isso um dado completamente sem sentido. O homem morreu, se foi, não completa mais nada, infelizmente. A não ser o vácuo de música boa. Strummer não precisa de apresentação quando se diz que ele era uma das almas pensantes do The Clash, provavelmente um dos grupos mais importantes e influentes de todos os tempos. Foi protagonista do punk, ajudou a inventar o pós-punk, consolidou a influência da música jamaicana no pop mundial. Quer mais?

Veja o trailer do documentário "Joe Strummer - The Future is Unwritten"


Montou, em 1999, a banda The Mescaleros. Em três discos, resumiu o espírito dos anos 2000, uma mistura quase esquizofrênica de rock, música eletrônica e elementos musicais emprestados de países africanos, latinos e outros periféricos. Manu Chao e Rage Against The Machine sempre são apontados como um dos expoentes dessa espírito de Seattle 1999, globalizado e questionador do capitalismo,  mas Strummer fez melhor. Com a  vivência dos anos 70 e 80 e a elegância de quem sabia distinguir os aromas culturais ferventes em cada época, Strummer criou três discos impregnados de contexto histórico e talento para sobrepor estilos.

Por isso, para relembrar o nascimento de Joe Strummer, 21 de agosto, eis uma pequena playlist com canções de dois álbuns gravados com os Mescaleros. "Global-a-Go-Go" (2001) e "Streetcore" (póstumo, 2003).

Nenhum comentário: