Adorei. Tem tudo o que um bom filme de Holywood deve ter e algumas das minhas coisas favoritas: política e contexto histórico. Bom, este pode ser chamado de contexto só agora, porque em 1942 era uma realidade. A Segunda Guerra estava acontecendo e a situação de Casablanca - um lugar para onde refugiados iam para tentar embarcar para os EUA - era mais ou menos aquela mesma.
Como é que eu nunca tinha visto a Ingrid Bergman num filme? Aquela mulher era de outro mundo. E ótima atriz. O Humphrey Bogarty era excelente ator também. Quando crescer, quero ser como o personagem dele, Rick, um cara durão, mas nem tanto.
Fiquei impressionado como poucos recursos especiais são necessários para se filmar uma boa história. Já havia visto bons filmes sem etês e explosões absurdas, claro, mas não imaginava o quanto o cinema era dinâmico e "catchy" em 1942. O roteiro prende o espectador, é supreendente e tem falas históricas como: "Sempre teremos Paris". Eu já usava isso, mas não sabia de onde havia saído.
Veja o trailer do filme:
Entendi porque "Casablanca" é até hoje um dos maiores clássicos. Em tempos de na'avi com entrada USB e Alices espadachins, é bom pensar que existe outra maneira de ser divertido sem tratar o público como uma simples máquina que produz reações. Mesmo um filme simples como "Casablanca", tem muito material sobre o qual se pode refletir.
O Projeto Filme não podia ter começado melhor. O próximo da lista é "Cantando na chuva", uma escolha delicada porque não gosto de musicais. Vamos ver se Gene Kelly me convence como Bogart e Bergman fizeram.
Entenda o que é o Projeto Filme
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Acho "Casablanca" um filme mediano. Nem bom nem ruim. tem os elementos certos para ser considerado (e com muita razão) um clássico. Eu gosto, mas não fiquei entusiasmada (acho q deu pra entender oq eu acho dele haha).
O seu próximo filme é um dos meus favoritos. Sou apaixonada por Musicais, é o tipo perfeito pra dar aquela escapada do mundo real, por isso, abra a mente. haha
O bacana do "Cantando na Chuva" é que ele é uma homenagem ao cinema e faz isso utilizando diversos cenários e canções já usados em outros filmes. Vale a pena depois pegar as primeiras versões das músicas,comparar e assistir a evolução do cinema hollywoodiano.
Beijos
Ps: A melhor cena é qdo Gene interpreta um jovem rapaz sonhador chegando a Brodway (deu branco na escrita). Ele dança com ninguém mais do que Cyd Charisse.
Ps2: Adorei a idéia do projeto. Qdo tiver uma dica legal, eu te mando ;)
Postar um comentário