30 de out. de 2009

Novos quadrinhos

Ilustração da revista O Contínuo

Pensando em pautas para o trabalho descobri o coletivo de artistas de São Paulo O Contínuo. Um dos integrantes, o Alcimar Frazão, está ilustrando o livro de histórias infantis que meu irmão José Rodrigo escreveu. Fiz uma entrevista com o Pedro Felicio, editor, e acabei me interessando pela revista, que é muito boa está prestes a lançar seu oitavo número.

Estudo do Alcimar Frazão para o livro do Zé Rodrigo

Ainda tem um quê de fanzine dos anos 80, mas O Contínuo já mudou de nível e é de fato uma revista e das boas. Todas as edições tratam da cidade, cada uma de um jeito distinto. O traço dos quadrinistas-artistas é impressionante, acho que nunca tinha visto nada parecido no Brasil. O Laerte é um gênio, mas esses caras são artistas de verdade.

Hoje comecei a ler uma outra revista independente, a Café Espacial. Um dos editores e colaboradores, o Sérgio Chaves, mandou alguns exemplares e fiquei impressionado. Traços muito fortes, bem-feitos e fora do convencional. A Café está mais para um zine, tem textos sobre cinema, música e pequenos contos (ou crônicas, difícil de definir). Nesse fim-de-semana vão lançar o quinto número em São Paulo. Ver que o time da revista tem jornalistas, artistas gráficos, escritores, deu um certo ânimo. Publicar em um lugar visível é desejável, mas publicar é sempre bom. Espero que eles aceitem contribuições casuais.