16 de fev. de 2012

Escola da Vida na Vida Simples

Alain de Botton é o segundo filósofo que entrevisto na vida, o primeiro quee não é diretor de filmes pornô. Quando não está escrevendo livros (como "Religião Para Ateus"), o suíço se dedica à Escola da Vida. Como definir o tal lugar? Uma mistura de terapia em grupo, com Casa do Saber (sem as madames) e uma dose de cultura pop.

Fundada em Londres, a escola dá cursos como "Ache um trabalho que você ama" e outros tipos de palestras, encontros e conversas voltados a entender melhor como lidar com a vida. Quem gosta de ler mas se sente perdido, a "biblioterapia" pode ajudar a jogar uma boia no mar do conhecimento. Para entender melhor a Escola da Vida, conversei com Alain de Botton e Morgwn Rimel, diretora.


Sempre vale o destaque para a arte de Eder Redder, que fez essas caixas coloridas na cabeça da matéria. Ficou muito bonito. O resultado está na Vida Simples de março, que chega às bancas logo.

10 de fev. de 2012

Mobilização em ondas

Antes de falar sobre o texto, não posso deixar de frisar como ficou bonita essa matéria que sairá na Vida Simples de março de 2012. Tudo graças às ilustrações do diretor de arte da revista, o craque Eder Redder. No papel é mais bonita ainda.

Essa reportagem começou a partir de uma vaga noção que eu tinha de que os surfistas estão começando a se preocupar com seu maior bem: as ondas. A suspeita se tornou surpresa quando descobri uma rede mundial, articulada em torno da proteção de "surf sports". Diversas organizações independentes começam a entender que é necessário argumentar de igual para igual com os políticos e as empresas para proteger a natureza.

Por exemplo, esses surfistas-ativistas inventaram o "surfonomics", uma análise do volume de dinheiro que o surfe gera. Sabendo do impacto econômico que a destruição de uma onda pode ter, os surfistas podem falar em números e convencer os políticos e a poulação em geral que as ondas valem não só para serem "dropadas".

Conheça algumas das organizações que estão na matéria:
Global Wave Conference
SurfRider
Save the Waves
Ecosurfi

A Vida Simples de março de 2012 estará nas bancas em breve.

4 de fev. de 2012

Música de real valor


A revista Vida Simples tem uma seção muito legal chamada Achados de Real Valor. Cada colunista escolhe a música, filmes e livros que valem a pena conhecer, sem necessariamente seguir a lógica de lançamento leva a resenha. O mais bacana é que os tais "achados" podem ser coisas mais antigas, mas que ainda tem o "real valor".

Quem cuida da parte de música é o meu amigo, ex-chefe e referência no jornalismo Daniel Benevides, que já está há um bom tempo escrevendo na revista. Excepcionalmente, fui convocado para cobrir sua ausência na edição atual, de fevereiro de 2012. E fiquei muito honrado e nervoso com a tarefa de preencher por uma edição o lugar do mestre Benevides, que consegue escrever muito bem sobre qualquer assunto.

Pegando carona em algumas sugestões que ele já havia deixado indicadas e acrescentando outras de minha lavra, falei sobre os discos de Bixiga 70, Florence + The Machine, Jards Macalé e Age Rings. Doa afrojazz ao rock independente da Nova Inglaterra em apenas três páginas! Espero que os leitores fiéis gostem. E que eu tenha mantido o padrão de qualidade do Benevides.

A edição de fevereiro de 2012 da Vida Simples está nas bancas.